terça-feira, 29 de maio de 2012

Coronelismo e Neocoronelismo

As práticas políticas construídas na chamada Primeira República continuam presentes em nosso contexto. Vamos ver um texto retirado do blog Leitura de Conjuntura sobre o assunto:


O Neocoronelismo

A sociedade tem construído diferentes formas de organização ao longo da história, porém, é público e notório a retomada de antigas doutrinas políticas e econômicas, como o caso do neoliberalismo, que advém do antigo liberalismo.
Analisando algumas situações não podemos deixar de notar a retomada de uma antiga prática, o coronelismo, que ainda persiste e principalmente nas regiões com o baixo IDH de nosso país e estado também.
O coronelismo trazia junto consigo a prática do “voto de cabresto” realizado pela figura do coronel que era um grande fazendeiro, que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição daqueles que apoiava. Tal prática era desenvolvida no início da república. O coronel utilizava diferentes meios para pressionar o eleitorado de seu “curral eleitoral”, até mesmo a força bruta para manter no poder aqueles que defendiam seus interesses para estabelecer uma rede de troca de favores.
O que acontece é que nos dias atuais tais práticas ainda persistem. O coronelismo ainda pode ser identificado nos dias atuais quando se utiliza alguns métodos para se controlar o voto das pessoas. Então, podemos utilizar o termo neocoronelismo.
Ainda ocorrem práticas de controle do eleitorado, como pagar pelo voto e anotar o número do título, zona e seção eleitoral, como forma de pressão para controlar famílias, comunidades, bairros e etc. Desta forma, depois da eleição o candidato confere se os votos de cada seção confere com aqueles que havia combinado e anotado. É uma forma eficiente de pressão psicologica e muito eficaz com a população mais carente.
Existem ainda diferentes formas de pressões e retaliações por parte de quem detém o poder econômico e político, como a pressão sobre o funcionalismo público e privado, já que em alguns casos empresários usam diferentes práticas para que seus empregados votem de acordo com sua orientação.
Há também a pressão psicológica do já ganhou! Onde o indivíduo teme votar em candidato que não ganhe a eleição e sofra retaliações. E também o tão utilizado paternalismo, onde se constrói relações de troca de favores e se cobra com o voto o favor recebido na área da saúde, educação, assistência e etc.
Analisando um pouco o que comentamos, surge a pergunta: Até onde vai a liberdade do ser humano e o sistema que chamamos de democracia?


fonte: http://leituradeconjunturas.blogspot.com.br/2012/03/o-neocoronelismo.html








Atividades

1) Qual a diferença entre as praticas Coronelistas e as Neocoronelistas?

2) Explique a charge acima, destacando a relação entre o voto secreto e a democracia.

3) Você acredita que existem relações neocolonialistas em sua cidade? Explique.

Um comentário: