terça-feira, 10 de abril de 2012

As Mulheres no Mundo do Trabalho e a Primeira Guerra Mundial

[...]No período da industrialização, as mulheres se inseriram no mercado de trabalho, sendo delas grande parte das funções e lugares não qualificados. A divisão do trabalho estabeleceu-se assim com a justificativa de que as mulheres não detinham o conhecimento técnico para supervisionar os serviços.
São essas posições fragmentadas do saber fazer e do ter o conhecimento técnico para determinado ofício, e, consequentemente, a valorização e remuneração dos respectivos trabalhos, que fazem com que as mulheres se organizem na tentativa de estabelecer relações igualitárias entre homens e mulheres no mundo do trabalho. A presença das mulheres no mercado de trabalho representou uma mudança significativa na história. O trabalho, fora de casa, constituiu um importante mediador para que as mulheres exercessem atividades além dos muros de suas residências, ocupando posições sociais e determinadas atividades profissionais até então permitidas e validadas única e exclusivamente para homens.
Durante a primeira guerra mundial, além da função de enfermagem, as mulheres ocuparam postos de trabalho nas indústrias de confecção, produzindo uniformes para soldados, pára-quedas e outros artigos têxteis e para o vestuário. Foi o caso, por exemplo, na Alemanha, na França e na Inglaterra. As mulheres foram solicitadas também nos meios rurais, setor de extrema importância para a sobrevivência da população e que não poderia paralisar suas atividades enquanto a guerra persistia. Esses primeiros trabalhos executados pelas mulheres, e reconhecidos pela sociedade, eram desempenhados em troca de uma refeição ou de uma quantia irrisória de dinheiro.
Segundo Thebaud (1991), em 1914, após o início da guerra, as mulheres já ocupavam 40% dos postos de trabalho e em julho de 1915 ocupavam aproximadamente 80% da mão de obra, exercendo papéis de enfermeiras, camponesas e comerciantes, e executando atividades nas indústrias têxteis. [...]

As Mulheres no Mundo do Trabalho: Ação das Mulheres, no Setor Fabril, para a Ocupação e Democratização dos Espaços Público e Privado. Revista Psicologia, Teoria e Pesquisa, 2009.

Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n2/a12v25n2.pdf


Atividade

Construa um texto de no mínimo 20 linhas sobre a relação entre a participação das mulheres no mercado de trabalho e a primeira guerra mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário